top of page
Buscar
Foto do escritorVítor Pereira Faro

Uma boa ideia na cabeça e dinheiro para realizá-la


Qualque ideia genial de produto, processo ou serviço dificilmente se concretiza sem dinheiro no bolso ou em caixa. São os canais de financiamento que viabilizam que os projetos se desenvolvam. É por isso que, no microcosmos das startups, apenas algumas empresas ou profissionais conseguem avançar para o estágio posterior.


Para que cresçam, as jovens empresas precisam do apoio das agências e instituições de fomento à pesquisa. Alguns exemplos são a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos, do governo federal), FAPESP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), CNPq Rhae (programa da agência do governo federal), entre outros.


Essas financiadoras e algumas instituições privadas são os caminhos mais indicados para quem quer tirar o projeto do papel, porque lançam editais de seleção, que são detalhadamente analisados de acordo com os critérios do programa. Geralmente, financiam salários da equipe, equipamentos, aquisição de software e viagens para desenvolvimento do projeto.


A grande vantagem da maior parte desses financiamentos é serem a fundo perdido, ou seja, não reembolsáveis. Governos e instituições financeiras apostam no retorno do projeto. E, por isso mesmo, os recursos são liberados após a certeza de que trarão retorno para o desenvolvimento do país, ou melhoria de algum problema da sociedade.


Startups costumam divulgar seus financiamentos iniciais, porém, grandes empresas também podem pleitear por esses recursos. A união entre pesquisadores e empresas é benéfica para ambos.


Porém, não basta ter boa vontade, já que há uma série de projetos sensacionais concorrendo a um recurso limitado. Desta forma, é preciso conhecer as agências, especializar-se dos meandros do processo e experiência da burocracia para que o projeto tenha mais chance de conhecer os recursos.


A Solution entra neste ponto. A empresa foi criada por pesquisadores que se especializaram em buscar editais de financiamento para pesquisas e desenvolvimento de projetos. Além disso, trabalham buscando os centros de pesquisa, ou pesquisas certas para cada projeto. Se você quer investir em startups, ou busca apoio financeiro, venha conversar conosco que podemos lhe ajudar.


Komentarze


bottom of page