top of page
Buscar
Foto do escritorVítor Pereira Faro

Tecnologia e pós-pandemia: sua empresa já separou os recursos para inovação?



Por Vítor Pereira Faro

CEO da Solution IPD


Se a inovação já era um caminho sem retorno antes da Covid-19, a realidade dos últimos 16 meses certamente contribuiu para acelerar o ritmo da adoção de novas tecnologias em toda a cadeia produtiva. E não será diferente daqui em diante, pois as empresas estão desafiadas a buscar novos modelos de processos e atuação nos negócios para enfrentar o período pós-pandemia.


Há pouco mais de ano, já em meio à crise causada pelo coronavírus, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostrava que 83% das empresas brasileiras estavam cientes da necessidade de inovar, não apenas para crescer, mas para sobreviver à pandemia.


De acordo com os cerca de 400 executivos entrevistados pela CNI, as áreas que mais passariam por mudanças seriam a linha de produção (58%), seguida pela área de vendas (19%). A tendência de modernização acelerada também já aparecia na gestão, logística, pagamento, além da relação com os parceiros e colaboradores. Apesar disso, a pesquisa revelou que só duas em cada dez empresas possuíam programa ou estratégia de inovação aberta (30% entre as grandes empresas e 18% entre as médias).


Em resumo: há mais de um ano a indústria brasileira tem ciência de que é urgente inovar e acompanhar as tendências que foram desenhadas no cenário da pandemia. Agora, mais uma mudança está prestes a acontecer, já que, com o avanço da vacinação, sociedade e economia entram em uma nova fase. Por isso, às empresas ou indústrias que ainda não o fizeram, a recomendação é “arregaçar as mangas” e desenhar o plano de inovação.


Parceria


Uma das formas de colocar um plano de inovação em prática é se aliar a outras indústrias, empresas, cooperativas, hubs de negócios, além das startups, que podem impulsionar áreas estratégicas de diferentes ramos de negócios com soluções criativas, disruptivas e inovadoras.


Investir em inovação é se aliar a centros de pesquisas em universidades para o desenvolvimento de projetos. É lá que estão os principais cérebros do país, com jovens cientistas cheios de ideias e conectados com o que há de mais avançado em todo o mundo.


A Solution IPD faz a ponte entre empresas e toda a cadeia de inovação, que inclui universidades, centros de pesquisas, startups e instituições de fomento, para tirar os projetos do papel e formar parcerias em busca de inovação. E também presta consultoria para o planejamento estratégico de inovação de indústrias e empresas.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page