Por Vítor Faro, CEO da Solution IPD
Por volta dos 4 anos de idade, a criança se desperta para o mundo e tudo vira motivo de indagação. É a famosa fase do porquê. Essa inquietação, a descoberta para a vida e tudo que ocorre nela é a essência da Ciência. O cientista é o curioso profissional, aquele que se dedica a procurar respostas.
Mesmo que a pessoa estude e se especialize, a inovação e o desenvolvimento só ocorrem com muitos testes e experimentos. E o ponto de partida é sempre uma pergunta. - Como é possível produzir usando menos recursos naturais? - Como desenvolver uma vacina que bloqueia a disseminação de uma doença? - Quais materiais podem ser usados para construções mais sustentáveis?
Para cada pergunta há uma hipótese, ou seja, ao seguir um determinado caminho, chega-se à solução. Mas essa não é uma estrada linear. Por vezes, apenas com as experimentações, erros e novos experimentos consegue-se o desenvolvimento.
É uma jornada que exige resiliência, criatividade e muita inquietação, por forma a que essa busca pelo conhecimento esteja plenamente alinhada com as demandas da sociedade.A solução para os desafios atuais muitas vezes está bem próxima e mais tangível que o esperado!
Por ser fundamental, a produção de conhecimento não deve ficar encastelada em muros de universidades. Ela deve ser realizada por pessoas como eu e você, que somos inquietos e, por isso, queremos encontrar as respostas para problemas do nosso cotidiano.
A pesquisa gera desenvolvimento, traz mais saúde, agilidade para o dia a dia e sustentabilidade para o planeta. Por isso, nunca devemos esquecer da criança que existe dentro de nós e procurar soluções para as questões que nos afligem.
A Solution tem esse propósito. Com uma equipe inquieta, curiosa e apaixonada por pesquisa e desenvolvimento, trabalha procurando as respostas para os problemas das mais diversas áreas. Seja construção, energia renovável, novos produtos mais sustentáveis para todos os setores. Qual é a sua pergunta? Vamos descobrir juntos a resposta.
Comments