Por Vítor Pereira Faro, CEO & Founder da Solution IPD
Uma revolução na área de energia sustentável está acontecendo em Curitiba, promovida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. Dentro da UFPR, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável está produzindo biodiesel a partir de lixo, ração para peixes a partir da ação de microalgas e biofertilizantes. Além disso, desenvolve uma tecnologia que deve dar mais autonomia aos carros elétricos.
O NPDEAS tem pesquisadores altamente qualificados em diversas áreas, como Química, Engenharias Ambiental, Elétrica, de Bioprocessos e Genética, unidos para avançar em inovações para energia sustentável.
Com atividades desde 2008, o Núcleo hoje abriga, dentro do Centro Politécnico, uma estrutura que inclui Laboratório de Biotecnologia e Cromatografia, Sala de Cultivo de Fungos e Bactérias, Laboratório de Extração de Óleo e Unidade de Produção de Biodiesel. Ali, todos trabalham em projetos realmente disruptivos, aplicáveis nas indústrias e pensados a partir do conceito de otimização da produção.
Energia Renovável
Tudo que se imaginar vira energia renovável na mão desses pesquisadores, incluindo os rejeitos de animais e resíduos que não poderiam ser reciclados. Nos laboratórios do Núcleo, são extraídos desse lixo os derivados do petróleo, como querosene, diesel, gasolina. Através da ação das microalgas, os pesquisadores desenvolveram um processo de despoluição e utilizam a ação delas para produzir energia novamente.
O trabalho desenvolvido na UFPR pelo NPDEAS despertou a atenção da Solution, que se tornou apoiadora dos projetos, com o objetivo de auxiliar na busca de fomento para as pesquisas desenvolvidas por lá, já que, para se manter e aumentar suas atividades, o Núcleo precisa de equipamentos e bolsas para os pesquisadores.
A Solution tem a mesma missão do NPDEAS, de trabalhar pela inovação. Por isso, estamos trazendo os projetos desenvolvidos pelo núcleo de pesquisa para o blog e também as redes sociais da Solution, como forma de incentivar e divulgar as soluções e tecnologias na importante área da energia autossustentável.
Comentários