Por Vítor Faro, CEO da Solution IPD
As descobertas de pesquisas na área de tratamento de efluentes mostram o caminho para a resolução de alguns problemas do processo industrial. Um exemplo é a transformação de poluentes gerados pela produção, que pode ter como resultado um novo produto comerciável, ou matéria-prima. Como? Com o uso de microalgas. E esse é um investimento ambiental que traz retornos sustentáveis.
A explicação está no fato de que as microalgas são uma ótima alternativa para a captura de gás carbônico, remoção de nitrogênio e fósforo, dentre outros poluentes. Isso porque esses organismos, presentes no mar, lagos, rios e também mangues, se alimentam dessas substâncias. Com o aporte da luz, nutrientes e água as microalgas se multiplicam rapidamente. Esse processo pode ocorrer em fotobiorreatores, sistemas projetados para o cultivo robusto das microalgas. Elas geram uma biomassa atrativa, que, tanto de forma seca quanto úmida, é matéria-prima para biocombustíveis, cosméticos, produtos farmacêuticos, fertilizantes, entre outros destinos.
O investimento na produção de microalgas, com o objetivo de obter a biomassa como produto final, não é vantajoso apenas para empresas ou indústrias que trabalham nos setores que usam essa matéria-prima, já que é possível vender o resultado da conversão de efluentes. Adicionalmente, a água tratada nesse processo é considerada limpa e, por isso, pode ser reutilizada para vários fins também.
A Solution IPD é incentivadora dessa tecnologia e está associada a pesquisas e equipes de projetos para fotobiorreatores. Os sistemas de produção de biomassa podem ser desenvolvidos em dimensões customizadas, de acordo com o volume de efluentes a ser tratado e também o objetivo da produção.
A equipe da Solution IPD pode projetar e auxiliar a construção desses equipamentos, seja com a única finalidade de tratar efluentes, ou para agregar valor mercadológico a empresas de diferentes portes e áreas de atuação. Além de ser um excelente negócio, acima de tudo, esse é um investimento ambiental, que gera economia circular e traz os benefícios da pesquisa, inovação e tecnologia.
Comentarios