top of page
Buscar
Foto do escritorVítor Pereira Faro

Entre no mapa de inovação do Brasil


A relação entre a pesquisa, as universidades e indústrias é capaz de produzir um ciclo de inovação que traz desenvolvimento tecnológico e econômico. Desta forma, uma ponta faz a outra se movimentar, ligando entes públicos e privados na busca de pesquisa aplicada e melhoria de processos.


Qualquer produto ou processo inovador começa com uma demanda, ou seja, com uma necessidade da sociedade. Assim ocorre na comunicação, nos processos de produção, na logística, ou em um meio de transporte. Pois, para ser inovador, o produto precisa ser incorporado por essa sociedade como algo não somente novo, mas efetivamente útil para a vida.


No espaço entre a sociedade e o resultado da inovação estão os centros de pesquisas, os que investem em pesquisas e inovação nas empresas, e as próprias empresas, sejam startups ou companhias já consolidadas. Nesse sentido, todos trabalham de acordo com regulações do governo, com as determinações do Marco Regulatório de Inovação, incentivos fiscais, agências de financiamento e agências de pesquisas. E essa é uma cadeia que segue lógicas e regras próprias.


As universidades estão completamente inseridas no mapa de inovação. As pesquisas desenvolvidas por professores doutores e seus mestrandos e doutorandos são voltadas para a busca de soluções para a sociedade, nas mais diversas áreas. Quando um centro pesquisador desenvolve uma pesquisa aplicada para uma empresa, precisa demonstrar que o resultado é viável. Dessa forma, há um processo de transferência de conhecimento científico para empresas e sociedade, que precisa obedecer regras e a burocracia prevista para a atividade.


A Solution percebeu que faltava fortalecer esses dois elos e incentivar o processo de transferência de conhecimento para a sociedade e empresas. Para entrar nesse sistema de inovação, é preciso compreender a complexidade da cadeia. A Solution é formada por especialistas nessa área, que compreendem o “mapa” da pesquisa e inovação e sabem como fazer a ideia que surge na empresa entrar no círculo de inovação, no lugar certo.


Dessa forma, as oportunidades surgem com editais de fomento de órgãos governamentais, de onde saem financiamentos para pesquisas aplicadas nas universidades. São recursos disponibilizados através de chamadas públicas, que devem ser aplicados em pesquisas, inclusive as aplicadas em parcerias com as empresas. Quem estiver preparado, tem na mão não somente o financiamento para a pesquisa, como cientistas em busca de parcerias.


Comments


bottom of page