top of page
Buscar
Foto do escritorVítor Pereira Faro

Investir em sustentabilidade é um jogo de ganha-ganha


A gigante Amazon comprou, em 2017, a Whole Food Market, uma rede de supermercados norte-americana pioneira na venda de produtos orgânicos. A rede é a “queridinha” da turma descolada de Manhattan e outras grandes cidades dos Estados Unidos. Para confirmar, basta reparar em filmes e séries dos EUA: quando um personagem chega em casa com compras de mercado em sacolas retrô de papel, a embalagem é da Whole Food.


O investimento em um consumo mais consciente não é capricho da Amazon ou outras grandes empresas. Existe um grande público consumidor que opta por produtos produzidos de forma mais cuidadosa com o Meio Ambiente, mesmo sabendo que vai pagar a mais por eles. Tanto que os supermercados brasileiros já têm estantes com produtos biodegradáveis, escovas de bambu, cosméticos orgânicos, sucos integrais e naturais, além de alimentos livres de agrotóxicos e alternativas veganas aos itens de origem animal.


Atualmente, uma série de investimentos em tecnologia é feita para tornar os insumos mais acessíveis. Todo esse movimento integra a Economia Circular, um conceito baseado na redução, reuso, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A ideia é pensar nos produtos e consumo com novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.


Na Economia Circular, o crescimento econômico não necessariamente passa pelo aumento no consumo de recursos. Ao contrário: parte do sucesso da economia circular está no consumidor consciente. E cresce a cada dia o público que faz questão de esperar o dia da feira de orgânicos para se abastecer; que busca produtos mais naturais e com embalagens recicláveis; que se esforça para fazer a separação correta de lixo e manter sistemas de compostagens até em pequenos apartamentos.


Dessa forma, quando uma empresa quer investir em se aprimorar para seguir no caminho da sustentabilidade, ela ganha não só reforçando seus valores, como também conquistando um público apenas à espera de novos produtos que seguem essa tendência. Por isso, a pesquisa para o avanço tecnológico é importante. Ela pode ser feita desde a embalagem - com soluções para diminuir quantidade de plástico, até a composição química dos produtos, que são substituídos por outros menos agressivos. Cada empresa vai encontrar seus próprios caminhos após estudos e testes, elevando a importância da pesquisa.


O importante neste processo é estudar toda a cadeia produtiva da empresa; ter um grupo de pesquisadores que consegue identificar quais pontos podem ser modificados e chegar a uma solução viável e escalável. A Solution tem equipes que buscam os pesquisadores certos para esse processo. Ainda é especializada em buscar mecanismos de fomento que possam cobrir os custos dessas mudanças, considerando que o investimento em sustentabilidade é o caminho da longevidade de qualquer cadeia econômica.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page