Uma mudança ou mesmo um novo produto só se tornam inovadores quando viram ponte entre uma fase de desenvolvimento e outra. Isso porque a inovação é a substituição de formas antigas por novas formas de produzir e consumir. Assim, é a permanência de novos produtos, processos e modelos que vai definir o que é inovador.
Para dar apenas um exemplo: a empresa Kodak foi líder do mercado fotográfico por quase um século. Quando surgiram as câmeras digitais, na década de 1990, a qualidade da imagem ainda não era boa e a empresa continuou apostando na maneira tradicional de fotografar, com filmes e revelação química. O raciocínio da empresa na época era de que o custo das câmeras era muito alto e que seria mais um produto para poucos. A companhia não enxergou a velocidade do avanço tecnológico e, com isso, o fim da maneira antiga de fotografia.
Da mesma forma, a tecnologia avança nos mais diversos produtos, com o propósito de criar itens inéditos, mas também otimizar os produtos existentes, especialmente com foco na sustentabilidade e uso inteligente dos recursos do planeta. É o que têm feito as empresas que buscam as soluções de biotecnologia para criar materiais que podem substituir o plástico, matéria prima poluente e agressiva ao meio ambiente. É o caso da Biopolix, empresa parceira da Solution que produz biomateriais. São bioadesivos e bioresinas para bioplásticos capazes de revolucionar a fabricação de itens convencionais com sustentabilidade.
Categorias
Voltando à questão do que é ou não é inovação, esse tipo de solução é claramente inovadora. Por quê? Porque uma inovação, em geral, pode estar enquadrada em cinco categorias:
1 - introdução de novos produtos;
2 - introdução de novos métodos de produção;
3 - abertura de novos mercados;
4 - desenvolvimento de novas fontes provedoras de matérias primas e outros insumos;
5 - criação de novas estruturas de mercado em uma indústria.
Essa classificação mostra que as oportunidades, o insight da necessidade de um cliente, a análise de tendências ou a reutilização de velhas ideias, são fundamentais para estruturar um projeto ou produto inovadores.
Resumindo: as transformações são tão importantes que é preciso prospectá-las, planejá-las, refinar o produto e ainda testar para perceber se dará certo. Por isso, a inovação é um investimento, que necessita de um tempo até ser aplicada, com uma equipe para avaliar o tipo de produto ou processo a ser modificado, e de pesquisa capaz de desenvolver exatamente o que a empresa precisa. Quer saber mais sobre inovação e compartilhar sua ideia com a Solution? Acompanhe nossa página no Linkedln e deixe seu comentário ou mensagem.
Comments