top of page
Buscar
Foto do escritorVítor Pereira Faro

Como solucionar problemas com a Ciência de Dados



Por Vítor Faro, CEO da Solution IPD


Será que o tempo vai ficar firme no sábado que vem? E será que o volume de chuva do próximo mês vai alcançar a média histórica para o período? As respostas às perguntas, que há 100 anos não seriam sequer feitas, hoje são assertivas quase sempre. Graças aos dados obtidos de satélites e estações meteorológicas espalhados por várias partes do planeta, é possível “antecipar” as condições atmosféricas e a temperatura e, com isso, agir de forma estratégica.


Considerando que a previsão do tempo tem impacto nos negócios agrícolas, na produção energética, e até mesmo na proteção da vida - no caso de eventos climáticos extremos -, a meteorologia é um bom exemplo de como a Ciência de Dados é fundamental para todos os setores da economia. O monitoramento feito com precisão aliado à análise correta das informações, realizada por especialistas, pode mudar o rumo de um negócio.


Pois bem, a coleta e análise de condições climáticas é apenas um ramo desse setor atrelado à Ciência de Dados. O monitoramento e uso de métricas e indicadores pode ter vários objetivos, como medir o nível de satisfação dos clientes, levantar as principais necessidades dos cidadãos, estabelecer o uso mais eficaz de insumos na produção, ou evitar o desperdício em qualquer cadeia produtiva.


Por isso, é importante ter em mente que monitorar e analisar informações faz com que empresas saiam na frente dos concorrentes, por conseguirem identificar problemas que apenas a análise tradicional não mostraria. O mapeamento e visualização dos dados é uma ferramenta de antecipação, que pode corrigir problemas e aprimorar processos.


Um exemplo prático do uso da Ciência dos Dados é um projeto no qual a Solution IPD está envolvida, que tem como foco o ganho de eficiência na Usina Hidrelétrica de São Simão, instalada na divisa entre Minas Gerais e Goiás. Através do monitoramento dos equipamentos da unidade, será feita a análise dos dados por forma a melhorar a manutenção preditiva dos equipamentos, reduzindo custos e falhas, melhorando a operação da hidrelétrica e otimizando a produção energética.


O case reforça a importância de pensar soluções para as empresas e indústrias contando com a parceria perfeita de quem trabalha com pesquisa e inovação. E a Solution “liga as pontas”, conectando pesquisadores e setores empresariais que querem encontrar soluções inteligentes para os problemas e desafios de hoje e do futuro.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page